Parlamento australiano aprova lei sobre o casamento gay


Imprimir

Publicado em: 07/12/2017

CAMBERRA — O Parlamento australiano aprovou nesta quinta-feira a lei do casamento gay, etapa fundamental para a legalização do matrimônio entre pessoas do mesmo sexo. A votação foi celebrada com aplausos e abraços. Agora resta o governador geral Peter Cosgrove, o representante na Austrália da rainha Elizabeth II, da Inglaterra, assinar a lei, o que deve acontecer nos próximos dias.

 

Apenas quatro membros da Câmara de Representantes, que tem 150 deputados, votaram contra o texto — aprovado na semana passada pelo Senado por 43 votos contra 12.

 

— Que dia para o amor, para a igualdade, para o respeito! A Austrália conseguiu — celebrou o primeiro-ministro Malcolm Turnbull.

 

Os australianos aprovaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo em uma consulta não vinculante organizada nos últimos meses.

 

— Cada australiano teve sua voz e eles afirmaram que é justo — completou.

 

Uma pesquisa postal não vinculativa descobriu que 62% dos entrevistados australianos defenderam que o casamento gay fosse legalizado. Quase 80% dos eleitores registrados da Austrália participaram da pesquisa durante dois meses.

 

 

Fonte: O Globo