Projetos Sociais


Projetos Sociais


Imprimir

Projetos Sociais - Recivil de braços dados com a cidadania
 

Gratificante é lembrar os passos que colocaram Minas Gerais entre os estados que possuem os menores índices de sub-registro do país. 


Para entender os avanços sociais no estado, é preciso voltar os olhos para a história, que ainda é recente, dos projetos desenvolvidos pelo Recivil.


As ações têm contribuído para uma mudança no paradigma de vulnerabilidade social do estado, brindo, inclusive, espaço para que o cidadão possa participar dos serviços e benefícios públicos.


A certidão de nascimento é o primeiro passo para que a pessoa possa ser considerada cidadã. E a história do departamento de Projetos Sociais não pode ser separada cronologicamente da erradicação do sub-registro em Minas Gerais.


Mais de uma década de trabalho separam os dias atuais daqueles primeiros mutirões de documentação realizados pelo Recivil. Centenas de milhares de pessoas enfrentaram as longas filas, em todo o estado, para receber gratuitamente o atendimento do sindicato que assumiu para si a pretensão de erradicar um dos grandes problemas do estado: o sub-registro de nascimento.


Pretensão essa que se tornou realidade. No ano de 2003, o estado de Minas Gerais ostentava tristemente o índice de 17,9% de sub-registro de nascimento. No entanto, no último Censo realizado pelo IBGE, Minas Gerais apareceu no topo da lista com menos de 1% de sub-registro para crianças entre 0 e 10 anos.


Atualmente, o Sindicato é parceiro de entidades públicas e privadas que atuam para o resgate da cidadania por meio da documentação, tendo em vista que ela é a porta de entrada para os demais documentos. Em 2006, foi criado um departamento específico para a elaboração e execução de projetos sociais de combate ao sub-registro. O departamento tem como meta levar cidadania a todo o estado por meio da documentação.  Meta esta que vem sido cumprida ano após ano.


São milhares de quilômetros percorridos para alcançar a população que mais necessita.


Não existem soluções prontas, e o Sindicato tem o compromisso com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e comunidades. Para tanto, o Departamento de Projetos Sociais mobiliza, organiza e desenvolve projetos e ações sociais que transformam a realidades das regiões atendidas.


O Recivil mantém parcerias em todos os níveis da Administração Pública direta e indireta, e também com a iniciativa privada em seu trabalho de ação social. Entre os parceiros estão Governo do Estado, Prefeituras Municipais, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público, Rede Globo de Televisão, FIEMG, SESC, Cruz Vermelha, Rede Record e muitos outros.


O sucesso do trabalho desenvolvido no departamento de Projetos Sociais está atrelado ao empenho dos registradores civis em emitir as certidões muitas vezes em prazos curtos para que as pessoas tenham acesso aos demais documentos ofertados durante os eventos. Conheça um pouco dessa história.